Técnicas Ecológicas

No Fjordland alguns procedimentos são adotados a fim de provar que é possível e necessário produzir de maneira sustentável:

  • Segundo a arquiteta Paulete Almeida, autora do projeto, o empreendimento foi construído dentro dos padrões da arquitetura ecologicamente correta, as edificações são feitas de madeira obtida de plantios renováveis (pinus e eucalipto) e a cobertura é com telhado verde.  Além disso foram utilizados materiais como tijolos ecológicos, tinta a base de terra e aquecedores solares para água.
  • O tratamento de esgoto é feito por fossa biodigestora e filtro biológico, onde é utilizado bambu, areia de rio e plantas hidrófilas ornamentais e medicinais (para fitoterapia veterinária). Estas plantas utilizam os nutrientes dos resíduos humanos, a água final deste tratamento ainda é reaproveitada para fertirrigação e formação das capineiras que alimentarão os cavalos.
  • É realizada a separação de lixo seco e úmido. Todas as sobras de alimentos viram ração para as galinhas e minhocas e o seco é armazenado para reciclagem, onde os papéis do escritório são separados, sem amassar, para doação a campanha de Reciclagem Solidária.
  • A serragem de madeira é utilizada na cama dos cavalos Fjords que, juntamente com o esterco (in natura) são reservados para ser decomposto em Mata Nativa.Após 05 meses interagindo com microorganismos e animais da floresta, estará pronta para uso nas plantas do Café Orgânico Heimen.
  • O Pet Fly é uma armadilha para moscas, feita com garrafas pets e material reciclável. As fotos abaixo retratam como deve ser feita.
  • Além de captar, armazenar e manejar águas de chuvas (hoje mais de 10.000.000 m³) é feita a proteção das nascentes e florestas naturais existentes. Estradas bem drenadas e com bacias de infiltração, e plantio em curvas de níveis são outras práticas adotadas;
  • O Fjordland possui certificação em Agroturismo, concedida pelo Instituto Chão Vivo.

Selos e certificados

Certificado Shão Vivo
Selo Shão Vivo
Selo Aventura Segura
Selo Inmetro